sábado, 22 de novembro de 2008

Bolo de laranja e cenoura



Este fim de semana esta bem movimentado aqui em casa. De sexta para hoje (sábado) as amiguinhas da escola da minha filha vieram dormir aqui em casa. O mais interessante é que elas vieram preparadas para a farra, trouxeram livros, brinquedos, lanternas e ... saco de dormir!

Conversei bastante com elas, treinei meu alemão à bessa... e descobri coisas muito interessantes sobre elas e vice-versa, mas confesso que algumas coisas nos chocamos, tanto eu quanto elas; por exemplo com o banho. Explico: como estávamos chegando à beira de dormir, perguntei à elas se elas já haviam tomado banho ou se teriam que tomar aqui e elas me responderam que nesta semana elas já haviam se banhado, e uma dizendo à outra: "...eu tomo 1 vez na semana" e a outra "...e eu 2!" E eu, boquiaberta que mais cabia um ovo inteiro na boca, idaguei: "Mas porque?" E elas fizeram com os ombros um típico "Não sei". Boa a resposta! E eu lhes disse: "Nós, aqui em casa, tomamos banho todos os dias e, muitas vezes, 2 vezes por dia..." . Pronto! Uma entreolhou a outra e ficaram como eu fiquei no começo, boquiabertas!

Vivendo e aprendendo... já ouvi dizer que eles não se banham tanto por causa da água (com muito calcário) que deixa a pele seca e o clima também não ajuda porque é muito seco, e tira toda a proteçáo natural da pele (agora eles andam com um papo BIO). E, também, por uma questão de cultura por que, antigamente, os banheiros ficavam fora da casa e, como aqui faz frio, as pessoas adoeciam rápido...isso entre outras coisas escassez de água, por exemplo. Mas eu ainda continuo com os meus banhinhos.


O bolo, me esquecí dele... Hoje choveu floquinhos de neve logo cedo, uma parte das meninas se foram e sobrou uma (cobaia) amiga que ficou para a parte boa da história... para comer o meu bolo de laranja e cenoura.

A receita original é de bolo de laranja, eu só adicionei as cenouras porque estavam dando sopa na geladeira. Quem me passou a dita cuja foi uma amiga que cursou podologia comigo, ela se chama Andréia e vivo de saudades dela apesar de nos termos visto em julho, nas minhas férias.



Quando eu estava fazendo o bolo, partí a laranja ao meio e, foi a primeira vez que ví laranja sem caroço...tive que fotografar.

O sabor da laranja é bem proeminente mas se percebe a presença da cenoura nos pequenos gruminhos. Indico a receita com ou sem cenoura, é muito prática!




Bolo de Laranja e Cenoura

*xícara de 210ml


1 laranja cortada ao meio, com casca e sem miolo e caroços
2 xícaras de açúcar (coloquei 1 1/2)
1 xícara de óleo
3 ovos inteiros
2 cenouras médias picadas (na receita original não vai cenouras, pode-se fazer sem elas)
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó

Cobertura: (opcional)

Suco de 1 laranja (fiz com 2)
2 colheres (sopa) de açúcar (eu coloquei só 1)

Ligue o forno a 180 graus.
Lave bem a laranja e parta-a ao meio, eliminando o miolo e os caroços. Bater no liquidificador a laranja, açúcar, óleo, ovos inteiros e cenoura no liquidificador. Num bowl adicione a farinha de trigo e o fermento e despeje a mistura do liquidificador e pode mexer com uma colher ou batedeira (acho que não precisa) até todos os ingredientes se agregarem. Coloque no forno por 35 minutos (o meu bolo assou nesse período).










Nenhum comentário: