segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Bolo Formigueiro com muito coco







Semana passada, dando uma básica voltinha no mercado, encontrei ingredientes natalinos, tipo frutas secas e afins, em promoção. Mas na hora que vi o coco ralado, logo me veio na cabeça o imemorável  Bolo Formigueiro. Cheguei em casa doida para vasculhar a internet à procura da melhor receita. Eu tenho uma receita da minha sogra  e a receita é muito boa, mas eu, teimosa como uma porta, quis embarcar em outra receita, que segundo o blog que consultei, é uma delícia e todos em casa (lá) adoram....voilá. Seguí rumo à cozinha. 

Primeiramente, quero deixar bem claro:  não fiz a receita da minha sogra porque o bolo é grande (forma grande) e eu queria algo mais compacto. Era somente quebrar a receita no meio, sua cabeçuda! 

 Para quem gosta de coco este bolo é perfeito...queria que meu sogro estivesse aqui, pois eu nunca conhecí uma pessoa tão fanática por derivados do coco como ele. E, eu tenho que confessar uma coisa: não sou apaixonada por coco, eu só gosto de coco.  Mas este bolo não deixa nada a desejar para os fanáticos, se sente bem o gosto do coco, é fofinho...mas da próxima vez eu vou modificar a receita e colocar menos coco ralado ou trocar o leite de coco por leite de vaca e diminuir a quantidade de açúcar. A textura do bolo é maravilhosa e muito prático, por isso me interessei pelo bolo. Mas se a gente não faz, nunca saberemos se é do nosso gosto ou não. Está aí mais um desafio para mim, conciliar a quantidade de ingredientes deste bolo, e voltar a postar sobre o resultado. Deixo a receita que seguí, mas não falo mal da receita em hipótese alguma, porque gosto não se discute!   





Bolo Formigueiro
*xícara de 210 ml



2 xícaras de farinha de trigo
3 ovos (clara em neve)
100 g de chocolate granulado
100 g de coco ralado
1 colher (sopa) fermento em pó
2 xícaras de açúcar (eu coloquei 1 e meia)
1 vidro pequeno de leite de coco
150 g de manteiga amolecida

Separar as gemas das claras. Bater a manteiga amolecida com as gemas e ir adicionando o açúcar até obter um creme homogêneo. Adicione, aos poucos, a farinha de trigo intercalando com o leite de coco e com o coco ralado. Misture o granulado. Coloque o fermento em pó e logo as claras em neve tomando o cuidado de não mexer demais. Unte uma forma com manteiga e farinha ou forre com papel manteiga e forno pré-aquecido a 180 graus por 45 minutos. 

O meu assou em 35 mn.





Nenhum comentário: